Sunday, July 02, 2006

Acerca da "Evolução" - parte I?


Terminei o O Que é Vida?/Mente e Matéria do Schrödinger.
Realmente me inspirou a certos pensamentos novos e mais ainda, a confirmar muitos que já pensara. Mas um ponto que tomou minha atenção, talvez o melhor, é a "evolução".
Se entende por evolução a melhora do código genético dos seres animados fazendo com que esses possam dominar outros não tão melhorados.
Nós, seres humanos, já dominamos muitas coisas, mas qual seria o próximo passo da evolução?
Se considerarmos a inteligência uma característica "evoluída", estamos perdendo-a. Sim, estamos.
Segundo a Teoria da Evolução, se algo no código não está sendo mais usado, em gerações essa característica vai sendo perdida. Deixe-me exemplificar.
O apêndice. Sabemos que não tem função biológica nenhuma - tanto é que que algumas pessoas o retiram quando sofrem de apendicite -, e que pouco a pouco ele desaparecerá.
Assim é a nossa inteligência. Cada vez mais não a usamos, podendo levar ao caminho onde iremos perde-la.
Quando falo que não a usamos, significa que um coletivo não a usa. Isso é refletido no consumo besta de várias coisas banais como música, cinema, carro, roupas etc.
Qual seria o ser melhor que nós?
Será que não existirá mais um grupo de pessoas que defenda um território físico, com língua bem definida, cultura estabelecida, ou seja, um país? Será que os que a usam se segregariam das que não as usam?
Uma nova concepção de estado seria formada.

PS: não sou perito em Teoria da Evolução e sou partidário da Teoria da Criação.

1 Comments:

Blogger Carolina Queiroz said...

Tb sou partidária dessa teoria.
Não do relativismo geral da pós-modernidade, mas de uma Era da informação como Era da inclusão (seja ela social, informacional ou digital).

Sou partidária das escolhas e das construções.

8:40 PM  

Post a Comment

<< Home